Negro sim, por que não?
A princesa Isabel foi muito feliz ao libertar os escravos em 13 de maio de 1888, libertou os escravos, porém, não assinou a carteira de trabalho do negro que ainda não obteve sua liberdade total. Sabemos que no país infelizmente nosso negro continua escravizado e sem nenhuma perspectiva de conseguir seu objetivo, ser tratado com dignidade como um verdadeiro ser humano, um verdadeiro cidadão, é vergonhoso um país tão rico como o nosso, mas ao mesmo tempo tão pobre de reconhecimento humano e até religioso, porque todos nós somos irmãos não é verdade? O Deus que criou o branco, criou o negro, qual a diferença? Onde está o valor maior entre a pele branca e a pele negra? Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Dando a cada um de nós um dom, uma missão, e nessa criação esta incluída o nosso negro, o cidadão de pele negra que traz no sangue sua gana, sua bravura e seu orgulho, o orgulho de ser negro. Foi ele que viveu nas senzalas, na roça trabalhando para os senhores brancos, mulheres negras serviram de damas das senhoras.
Nós devemos muito ao negro, por que esse preconceito? Esse racismo? Por que o negro é tão perseguido? Muitas vezes as pessoas são excluída só por terem sua pele negra, isso não pode acontecer num país que se diz livre, que liberdade é essa? Onde nos manos das grandes cidades um cidadão por ser negro é tratado como um bandido um marginal, o valor de um ser humano não está na cor de sua pele, e sim no seu caráter, na sua dignidade. Nossa sociedade esta totalmente conturbada, a onda da desigualdade social está evadindo nossos lares nossa família, o preconceito, a sede de poder, a falta de solidariedade o respeito pelas pessoas e seus direitos, tudo isso também é escravidão, vamos limpar nossas mente, vamos lembrar que somos todos iguais perante a resto da vida.
Racismo é crime, racismo é feio é um ato abominável de alguns que por terem sua pele branca acham-se o todo poderoso, o dono da razão o senhor de tudo, é engano cara; sabemos que dentro de qualquer sociedade desse país caminham os verdadeiros negros, aqueles que mesmo com suas peles brancas é bem tratada por onde passam deixando o rastro de destruição, de medo devido aos atos que praticam contra a um outro ser humano, repito o valor não está na cor da pele e sim nos valores, na ética e sobretudo no caráter, quantos brancos não nos envergonham? Quantos negros não nos orgulham?
A você que é negro, todo o meu respeito, meu amor, todo o meu apreço por tudo que tem feito pelo nosso país, pois foi o negro vindo da África como escravo que construiu esse meu país. Por isso viva o nosso negro e viva a liberdade, sou descendente de negro com muito orgulho tenho a pele branca mas meu coração e meu sangue negro coração esse que bate forte em busca da liberdade, liberdade de falar, escrever e pensar. Salve o nosso negro. Negro sim porque não?
Escrito por: Maria Araújo (Lia)
Poetiza e Cordelista
Nenhum comentário:
Postar um comentário