Sejam Bem vindos

Caros amigos sejam bem vindos ao Blog Cuca Livre Um Jeito Diferente de Pensar. Aqui você pode ler, refletir, através do senso crítico opinar e também expor suas idéias.

A Direção Cuca Livre agradece sua visita ao blog!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

UMAS PALAVRAS


ENTREVISTA


Pe José Vieira (São Vicente Férrer)
Data: 17/05/07
Local: Casa paroquial


Cuca livre
- Nos fale como e porque escolheu a vida sacerdotal como projeto de vida pessoal?

Pe Vieira - Olha eu escolhi esse estilo de vida sacerdotal porque a vocação sacerdotal é um chamado de Deus e a gente, não é pra todo mundo, só é padre aquele que foi chamado pelo alto. Eu escolhi esse estado de vida porque eu sempre gostei; eu sempre admirei a vida religiosa, por isso me decidi, me consagrei e hoje, estou com 16 anos como padre. Não me arrependo e nunca me arrependi minuto algum, nem me arrependerei. Continuarei sendo servo do Senhor como sacerdote atuando na igreja de Jesus Cristo.

Cuca livre - Vivemos atualmente em um mundo globalizado e urgente, onde as relações financeiras na maioria das vezes suplantam as relações inter-pessoais, na sua opinião qual o papel das igrejas nesse sentido?

Pe Vieira - É uma luta constante da igreja, desde o papa, desde os bispos, os padres, não é? Vem lutando através dessa libertação. Uma ação libertadora para poder resgatar numa sociedade moderna que nós estamos. Então é papel de cada pastor, daquele que está a frente do povo de Deus que o bem comum possa acontecer no meio de nós e o nosso povo precisa ser mais esclarecido.

Cuca livre - ainda refletindo sobre a atualidade. Uma das questões meio polêmicas em relação a opção pela vida eclesiástica é o celibato. Como o senhor vê o futuro da vida sacerdotal numa questão como esta mediante a mentalidade da juventude de hoje?

Pe Vieira - Bom, não é uma imposição o celibato para quem escolhe a vida sacerdotal, o rapaz ele tem o tempo todo de preparação para saber o que ele quer, não é uma imposição. Bispo nenhum colocou imposição em ninguém para se tornar padre, ele já vai pro seminário sabendo que vai ter que viver uma vida de abnegação.

Cuca livre - atitudes reflexivas hoje são meio raras. O homem vem perdendo aos poucos o costume de refletir em todos os aspectos religiosos, filosóficos, sociais etc. existe alguma possibilidade de resgatar o costume de refletir? Como?

Pe Vieira - Mesmo no mundo moderno, onde o homem se afastou de Deus, onde o homem não quer mais conhecer as ciências sejam elas religiosas. O filosofo que é um contemplativo, né? Viver a sua própria filosofia de vida, também no campo religioso, de refletir, de orar, de conhecer a palavra de Deus. É preciso que haja entre nós, que estamos à frente do rebanho, à frente de uma comunidade, ser um facho de luz para iluminar aqueles que estão envenenados pelo mundo moderno.

Cuca livre - A igreja católica está em festa. A visita do papa bento XVI ao Brasil, a canonização de Frei Galvão (1º santo brasileiro) o senhor como membro do clero católico, encara o pontificado do atual papa como um avanço ou um recuo da igreja?

Pe Vieira - É a continuação de João Paulo II não é? É um teólogo muito profundo, o Bento XVI, esta sua visita ao Brasil veio fortalecer cada vez mais a fé não só dos fieis, mas como dos pastores da igreja. Os bispos, arcebispos, cardeais aqui do continente e do e do Brasil, país latino-americano que ainda hoje estão reunidos em Aparecida (SP). Na 5ª Conferência do CELAN da igreja latino-americana. Então essa visita foi muito frutuosa, é muito frutuosa para o enriquecimento diante do crescimento das seitas de um mundo moderno e globalizado, onde as pessoas estão afetadas pela fumaça do mundo e se esquecendo de Deus. E a mensagem do papa, o tema da visita dele ao Brasil foi: discípulos e missionários de Cristo; ou a gente assume ou então a gente cruza os braços. É o convite que o santo padre fez a cada um de nós.

Cuca livre - Durante a visita do papa, além das festividades canônicas, algumas discussões foram suscitadas, principalmente pela juventude. Uma delas foi com relação ao uso da camisinha e o sexo antes do casamento, o que é alvo de muita polemica a posição contraria do papa. Nos apresente sua opinião.

Pe Vieira - Eu acho que a igreja é sabia, não é um fato dogmático em proclamar, mas é pelos estudos das sagradas escrituras e pelo magistério supremo da igreja, a igreja não faz nada sem a palavra, né? A palavra sem o Espírito Santo, que veio renovar.

Quanto à questão do uso das camisinhas, quanto à questão de se praticar o sexo antes do casamento, a igreja, mesmo neste mundo modernizado, nesse mundo onde não se reza mais, onde não se procura mais Deus, o povo, os nossos jovens, os jovens, estamos falando para os jovens. Que antigamente, eles se guardavam até o dia do casamento e hoje está uma aberração, hoje é um negócio de ficar. Fiquei com fulano, se deu certo tudo bem, se não deu isso, aquilo e aquilo outro. O caminho não é esse, o caminho é se conservar casto, porque o matrimonio é santo, o casamento é santo. Tem que se viver a santidade do matrimonio, mas no mundo de tantas inovações, nessa modernidade, o uso de camisinhas, de preservativos, outros pra não engravidar e etc, etc. a igreja é muito prudente em poder chamar a nossa atenção para que haja realmente uma consciência de uma vida cristã, assentada no pleno conhecimento da verdade.

Cuca livre - Vivemos num país riquíssimo em recursos naturais e ao mesmo tempo brutalmente desigual onde convivem a opulência de poucos em contraste com a miséria de muitos. Isso é o resultado de um passado de espoliação e um presente de desinteresse político. A igreja se proclama mensageira de Cristo e o propósito maior de Cristo foi estar ao lado do oprimido. Qual o papel social da igreja?

Pe Vieira - o papel social da igreja é lutar para que haja mesa farta. Haverá dia em que todos ao levantar a vista veremos nesta terra reinar a liberdade. Nós vivemos numa sociedade que é, já vem do passado e ainda hoje continua a pirâmide social com classe alta, média e baixa. Os pobres é a porção sobrante das injustiças, das desigualdades deste país, onde os nossos governantes dizem ser os nossos representantes, mas que o povo continua na mesma situação. E a igreja, ela tem o papel, além de anunciar a palavra, ser um evangelho vivo e está sempre ao lado da classe ou das classes sofredoras.

Cuca livre - O senhor como sacerdote desta comunidade, quais os projetos sociais que deseja realizar? O que precisa para torná-los reais?

Pe Vieira - Primeiro, a gente precisa de meio, se não chega meios, se não chega verbas, se não chega isso tudo, a gente prega amor, prega paz, prega caridade né? Eu já disse várias vezes em sermão ai na igreja que a gente prega tanto o amor e a caridade e até hoje a paróquia não tem nenhum trabalho social, o único trabalho social que se tem é a pastoral da criança. Pastoral da criança que não é um órgão daqui, mas que já vem de Brasília, isso, aquilo é aquilo outro e realizam um trabalho social no meio das mães pobres, empobrecidas, das crianças que passam necessidades. Então sempre almejei, mas não tenho recursos, não tenho meios, os meios não chegaram, não chegaram até mim. Então eu não posso realizar uma obra social, ter uma creche, ter um abrigo para idosos, ter isso e outras coisas. O que é que vamos fazer? É rezar e esperar pela bondade e misericórdia de Deus e que os homens compreendam e cheguem até nós.

Cuca livre - Em São Vicente Férrer. O que mais lhe alegra na comunidade? E o que mais lhe entristece?

Pe Vieira - (Pausa) Olhe quando eu fui transferido pra são vicente eu me alegrei, mesmo sem conhecer a realidade aqui de São Vicente. Quer dizer, muitas coisas aqui me alegram; o carinho a participação. Agora, o que é preciso é que a gente para mais e tome consciência do que nós precisamos fazer, ajustar mais haver um congraçamento entre nós para que possamos mostrar o rosto do nosso Deus na pessoa dos nossos irmãos pobres.

Cuca livre - cada um de nós é responsável pelo mundo. Na sua opinião, como podemos contribuir?

Pe Vieira - Primeiro, uma parada, uma tomada de consciência, numa busca de Deus, que sem ele nada podeis fazer, disse Jesus. O que é o homem sem Deus? Ele não é nada. Então, a gente só faz as coisas com Deus não é? Essa presença desse Deus que é pai, esse Deus que tem um rosto de mãe, materna, de mãe de para todos nós. Agente precisa fazer alguma coisa, contribuir para que o reino de Deus seja uma constante, seja uma realidade na vida desta comunidade de ou na vida dos nossos irmãos no mundo inteiro.

Bate-bola

Cuca livre: O mundo?

Pe Vieira: o mundo é belo.

Cuca livre: as pessoas?

Pe Vieira: também são importantes.

Cuca livre: uma tristeza?

Pe Vieira: quando a gente não faz o outro feliz.

Cuca livre: uma possibilidade?

Pe Vieira: de lutar para que haja igualdade entre nós.

Cuca livre: um gesto?

Pe Vieira: um gesto concreto, de ação concreta porque é muito fácil a gente dizer que ama, mas a gente não apresenta gesto concreto.

Cuca livre: uma palavra?

Pe Vieira: Deus.

Cuca livre: uma frase?

Pe Vieira: (Pausa) O amor é sublime.

Cuca livre: um sonho?

Pe Vieira: um mundo mais justo e humano.

Nenhum comentário: