Sejam Bem vindos

Caros amigos sejam bem vindos ao Blog Cuca Livre Um Jeito Diferente de Pensar. Aqui você pode ler, refletir, através do senso crítico opinar e também expor suas idéias.

A Direção Cuca Livre agradece sua visita ao blog!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Liberducação

Bullying


No seio Educacional como em todas as outras instituições existem os mais variados problemas, entre eles podemos salientar, mau pagamento dos professores, alunos cada vez mais desestimulados, falta de material de trabalho, professores correndo sérios perigos em desempenhar o seu trabalho devido a alunos mal intencionados que ameaçam seus educadores de morte se não fizerem o que eles exigem, dentre outras coisas mais.
Meu ex-professor e amigo pra as mais variadas horas, Tio Dan, devido a um seminário onde ele precisou ficar em casa estudando me incumbiu de uma tarefa que até antes nunca tinha desempenhado, que foi dar aula em seu lugar. “Nossa! Todo um processo de frio na barriga envolvido” (Pensei), Até que cheguei ao 1º Normal ‘A’ onde os alunos eram simpáticos e bastante participativos, (Uma felicidade para qualquer professor), e começamos a aula. Na aula anterior foi proposta uma atividade onde eles procurariam reportagens relativas a educação e fariam um comentário sobre elas para podermos discutir na sala de aula, no dia seguinte e começamos a debater. Foram citados temas bastante conhecidos como os já citados acima.
Ai me veio na mente falar sobre um tema não muito conhecido entre eles, mas que seria bem interessante fazer uma pequena explanação, um nome de difícil pronuncia de origem inglesa chamado carinhosamente de Bullying, mas afinal de contas o que diabos é Bullying? E ainda mais, o que ele tem a ver com a educação? Bem será isso que tentarei explicar.
Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angústia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima. A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.
Apesar desse termo não ser muito conhecido no Brasil, até por parte de alguns educadores e alunos, ele sorrateiramente vem se infiltrando na realidade educacional brasileira. Será que um dia já não presenciamos alguns jovens caçoando ou agredindo um colega? Mesmo que aquilo lhe pareça brincadeira? Mas muitas vezes não é.
A vítima de Bullying passa pelos mais variados constrangimentos dia após dia constantemente, e ela se pergunta o por que de estar sofrendo essa perseguição, muito dos Bullyes (Agressores) se acham no direito de menosprezar o colega só porque é para eles “estranho”, ou porque simplesmente não pertence a sua classe social ou a rodinha de amigos imbecis, e nos agressores vemos características latentes de falta de empatia, que para se exibir para o grande grupo ele agride seja com palavras ou agressões físicas o individuo para se exibir.
Vamos citar na própria televisão um caso notável de Bullying, o do seriado Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody hates Chris) Onde de uma forma bem irônica mostra a humilhação diária do protagonista pelas mãos de um colega de sala, Caruso, que apenas pelo fato de ser negro ele acaba sofrendo toda sorte de infortúnio, salientando assim uma característica terrível do bullying que é a disseminação do preconceito.
E um fato importante de se ressaltar é que devido ao bullying, tem ocorrido um aumento significativo de suicídios jovens por causa da perseguição constante, e por outro lado já pode acontecer o oposto de as vítimas decidirem revidar,alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no início de 2003, no qual um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratava reações de crianças vítimas de BULLYING. Merecem destaque algumas reflexões sobre isso: - depois de muito sofrerem, esses alunos utilizaram a arma como instrumento de "superação” do poder que os subjugava, - seus alvos, em praticamente todos os casos, não eram os alunos que os agrediam ou intimidavam. Quando resolveram reagir, o fizeram contra todos da escola, pois todos teriam se omitido e ignorado seus sentimentos e sofrimento.
Então o que devemos fazer em relação ao Bullying não é nos calarmos e deixar como está rezando para que isso um dia acabe, você vítima ou você testemunha, fale com as autoridades escolares competentes e de forma alguma nos deixamos intimidar por qualquer tipo de difamação, pois reconhecemos nosso valor e a nossa dignidade e isso é algo que nenhum desses bullyes (agressores) vai poder tirar. E um fato importante é que como a raiz do bullying é o preconceito, não desenvolvamos esse defeito desumano.
Saibamos respeitar as diferenças para assim vivemos em igualdade, pois cada um tem sua qualidade por mais peculiar que seja não temos de forma alguma o direito de tirar a felicidade e a liberdade de qualquer pessoa.
Uma música que foi composta pela banda norte-americana Korn retrata tanto na letra como no clipe como é a vida de uma vítima de bullying.
Então o que temos a fazer é viver, amar e acima de tudo respeitar, pois como já dizia um velho sábio: “Viver requer coragem então, viva para ser feliz e não viver em vão”. (Charlie Brown Jr.)

Escrito por: Adailton Gustavo
Estudante de História
E-mail:gu_craig_133@hotmail.com

Thoughtless ( Impensado )
Korn ( compositor )

Folheando as páginas das minhas fantasias
Pressionando toda a piedade para baixo, baixo...
Eu quero ver você tentar tirar uma da minha cara
Vamos lá, te colocarei no chão, chão...

Por que você está tentando tirar sarro de mim?
Você acha isso engraçado?
Que porra você acha que isso faz comigo?
Você gasta seu tempo batendo em mim.
Eu quero ver você chorando com o traseiro sujo na minha frente

Todo meu ódio não pode ser medido.
Eu não serei afogado por seus atos impensados.
Por isso você pode tentar me puxar para baixo.
Me jogar no chão.
Eu verei você gritando

Folheando as páginas das minhas fantasias
Eu estou acima de você, rindo de você, morra, morra, morra
Eu quero te matar e te violentar do jeito que você me violentou
E eu puxarei o gatilho
E você já era, já era, já era.

(Refrão)
Todo o meu ódio não pode ser medido
Eu não serei submergido por seus planos desconsideradores
Por isso você pode tentar me puxar para baixo
Me jogar no chão.
Eu verei você gritando.

Todos meus amigos se foram, eles morreram (vou te pôr no chão)
Todos eles gritaram, e choraram (vou te pôr no chão)

Eu nunca mais serei ferrado contra o muro (vou te pôr no chão)

Nenhum comentário: