Sejam Bem vindos

Caros amigos sejam bem vindos ao Blog Cuca Livre Um Jeito Diferente de Pensar. Aqui você pode ler, refletir, através do senso crítico opinar e também expor suas idéias.

A Direção Cuca Livre agradece sua visita ao blog!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Vento e Raiz

São Vicente Férrer, pai de nossas raízes.


São Vicente é para mim como um pai no sentido mais simples da palavra, se isso for possível, onde só tem o papel mais efetivo na procriação, nos outros momentos se abnega da responsabilidade e é de uma parcialidade perene, que pouco se envolve na educação e na formação do caráter do filho, em vez de ensinar-lhes a refletir e a ter liberdade (política, religiosa) reprimi-o e não investe no futuro de sua prole. Mas então tenta compensar, como se fosse possível, presenteando com algumas festas e o filho resignado e contente se submete pelas migalhas de "amor" do pai.

O triste é que não estou sendo pessimista, mas realista, e em conseqüência dessa negligência acometida contra os filhos dessa terra, os que tem o sonho e desejo de se libertar desses estribos, acabam se refugiando lugares a procura de algo maior, que de lá nunca viria. Deste modo, expulsos pelas condições desfavoráveis, somos jogados numa realidade diferente, que não estávamos preparados, com regras de trato social e valores bem particulares. Inseridos nesse contexto, a dor e a solidão dos vínculos deixados nos torna pequenos numa selva de pedra.

Leva-se um choque diante do novo que se apresenta de duas maneiras distintas: a primeira é a montanha de oportunidades culturais que se aflora de todos os lados e em segundo contrapondo-se, a "violência" que se mostra feroz e nos faz amigos íntimos do medo, nosso companheiro inseparável, levando-nos a temer crianças, vítimas marginalizadas. O problema é de tal ordem que estamos sujeitos ao encontro inevitável com a senhora do nosso destino a "morte", seja ela a nossa ou a de outrem ao dobrar a esquina ou vista de uma janela de ônibus, vendo o futuro de um homem, que minha lógica insiste, poderia ser o meu, no chão do asfalto e sua massa encefálica escorrendo e dele se esvaindo seus sonhos, seus ideais sua esperança.

É essa as duas vias que nos deparamos ou ficar na "segurança" do pai com uma vida medíocre se arrastando e se humilhando por migalhas, salvo algumas exceções, ou a exposição ao perigo em detrimento da realização profissional, para uma vida melhor. E assim desperdiçar os talentos ao permitir que outros vão embora sem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da cidade.

O CERU porta de saída dos jovens, embora pouco valorizada, tem melhor rendimento e qualificação profissional do que muitas escolas metropolitanas, logo os alunos dela provenientes estão em melhores condições, mas estão se evadindo para os grandes centros urbanos. Esse fato é muito importante porque comprova o empenho dos professores em ensinar com entusiasmo e competência e associado ao laço afetivo que todos têm com a escola, faz dela um referencial de São Vicente Férrer e motivo de orgulho.

Eu amo esta cidade, mas me odeio por não conseguir odiá-la pelas razões supracitados, pois as qualidades superam os defeitos. E as qualidades para mim se configuram nas pessoas (família, amigos, professores) que tiveram um papel fundamental para meu desenvolvimento e dos quais sem eles minha vida seria um vazio, pois contribuíram para moldar meu caráter e minha educação, portanto devo a cada um de modo diferente: meu amor, meu respeito e meu agradecimento.

Maria Clara Batista da Silva
E-mail: clarinha.batista@hotmail.com
Profissão: Professora da rede Metropolitana do Recife.

Um comentário:

Cineclube Alto do Cruzeiro disse...

aff... revoltado com o governo brasileiro!

filhos da puta... Digitalizem o sinal de televisaum...

Digitalizem a morte de cada cidadão de baixa renda do Brasil!

Digitalizem as filas onde se encontram idosos, gravidas, mulher com crianças de colo, ou simples pessoas doentes... na porta de hospitais, SUS, postos de Saude...

Digitalizem a falta de emprego para o cidadão, que naum teve a possibilidade de estudar!

Digitalizem a falta de estudo das crianças menos favorecidas!

Digitalizem a desnutrição de pessoas do Norte e Nordeste!

Digitalizem a falta de respeito, o preconceito, o racismo!

Digitalizem, os bankeiros, mensaleiros, governantes... e essa hipocrizia do Brasil...

os politikos sempre prometem... empregos... menos filas em qlqr tipo de atendimento mediko... ajuda para familias menos favorecidas!!
mas eu gostaria de saber para q tantas promessas em falso?!?!

o país ser conhecido por ter o MELHOR FUTEBOL... ou as MULHERES MAIS LINDAS!!!
aff me polpe... deviamos poder ser conhecidos por uma politik melhor... se tivessemos uma ¬¬"

saber q todos fexam os olhos para a politicagem no Brasil...
e naum se importam se esta frio lah fora e tem uma pessoa desagasalhada ao relento...

naum se importa se joga comida no lixo, e tem milhões de pessoas morrendo de fome lah fora!!!

a realidade esta na nossa frente só não enxergamos se nos não kisermos!!! as pessoas morrem em baixo de nossos narizes brilhantes, e nos simplismente pulamos elas?!?!

sim a maioria faz isso... mas eu cansei de ser a maioria!!!

Provar para todos que tudo começa de dentro...
a minha geração ainda pode mudar muita coisa!!!
a sua tmbm... se vc kiser...
mas se naum... continue de olhos fexados!!!